Serviços e Criações

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cinema e Loucura – conhecendo os transtornos mentais através dos filmes!


       Nos dois últimos posts eu falei sobre pôster de filme, depois abordei um assunto fora do perfil do blog, que são os distúrbios mentais. Eis que, nesta "andança internética", achei um livro muito legal, chamado Cinema e Loucura, onde descreve os distúrbios mentais e os relaciona com os personagens do cinema, entretanto, deixarei a resenha para alguém muito mais competente que eu, o jornalista e escritor Ruy Castro. 








FILMES MUITO LOUCOS

    "Exceto pelos filmes de Shirley Temple, Rin-Tin-Tin e, possivelmente, Xuxa, o cinema sempre foi o veículo por excelência dos transtornos mentais – cognitivos, psicóticos, dissociativos, sexuais –, sem falar nos transtornos relacionados a substâncias (álcool, anfetaminas, alucinógenos, opioides) e outros que tiram o personagem da "norma" e o tornam tão atraente (ou assustador) para a plateia.

    Mas, não sendo o cinema uma ciência exata, como saber se, por exemplo, Norman Bates, o protagonista de Psicose, é um psicopata ou uma vítima de transtorno de identidade? Como identificar as inúmeras parafilias exploradas em filmes como Lolita, Janela indiscreta e Tudo que você sempre quis saber sobre sexo? E como classificar o comportamento de Glenn Close em Atração fatal? (Uma dica: ela era borderline.)

    Neste surpreendente Cinema e loucura – Conhecendo os transtornos mentais através dos filmes1, os professores Jesus Landeira-Fernandez (PUC-Rio e UNESA) e Elie Cheniaux (UERJ e UFRJ) propuseram-se uma tarefa pioneira: usar personagens de 184 filmes clássicos e modernos, inclusive brasileiros, para ensinar ao leitor o mecanismo desses desvios que conduzem a tantos sofrimentos concretos.

     Pela primeira vez, os filmes de Alfred Hitchcock, Billy Wilder, Woody Allen, Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Roman Polanski e outros grandes diretores são analisados à luz – ou às trevas – das doenças mentais. Agora você vai saber por que nós somos loucos por eles."










Gostei tanto, que fui em busca de comprar o livro, mas para minha sorte achei de graça no Scribd!!






Para quem não conhece, o Scribd é um app gratuito,
onde vc pode encontrar diversos livros para ler,
ou pagar uma quantia mensal para ler alguns pagos, tipo esquema de locadora.


Fonte Scielo.











 
Pin It button on image hover