quinta-feira, 18 de abril de 2013

5D Focusing Screen Reparation!! Cuidados com o equipamento fotográfico!


Oi gente!!

Hj vou contar um episódio pavoroso que passei!! Daqueles da alma descolar do corpo!

A burrrrrrrra aqui, sabia (pior q sabia - afff) que não podia encaixar uma objetiva EF-S numa câmera Full Frame, mas resolveu tentar! Eu não fazia menor idéia do que aconteceria, até que... soltou o Focusing Screen, ou conhecido como o "despolido" da cam.

Despolido para um lado, alma para o outro!

Conversei com meu ex prof de fotografia, o Felipe Denuzzo, que além de rir muito da minha cara (merecido, ok!) me enviou um tutorial de como reparar, reencaixar Focusing Screen!

Prova do crime #FocusingScreen!

Aí bato na tecla mais velha do mundo: é preciso siiiim conhecer seu equipamento fotográfico! É preciso saber muito mais que fotografar e tratar fotos!

Depois de me sentir a mais estúpidas das criaturas rs, tento me redimir aqui no blog  explicando um pouco de casa coisas!


Diferenças entre objetivas Canon – EF e EF-S.


 A diferença visual entre modelos EF (para sensor full frame) e EFS (para sensor APS-C, distância focal multiplicada por 1,6x), está na parte traseira da objetiva, o que as torna "incompatíveis" com determinados modelos de câmeras. (fotos: www.bhphotovideo.com





Encaixes de objetivas 

'As câmaras EOS utilizam um de três encaixes de objetivas diferentes. Todas as câmaras EOS de película e digitais aceitam todas as objetivas EF (a EOS M requer o adaptador de encaixe EF-EOS M). O encaixe da objetiva EF (Electro-Focus) foi lançado em 1987, tendo sido o primeiro a utilizar um sistema eletrônico em todas as comunicações entre o corpo da câmara e a objetiva. O motor de focagem encontra-se no interior da objetiva (e não no corpo da câmara), o que significa que pode corresponder às características particulares dessa objetiva.

Picture_Tutorial_p4
Encaixes de objetivas Canon da esquerda para a direita: encaixe EF, encaixe EF-S e encaixe EOS M

As objetivas EF-S têm tendência a ser mais pequenas e leves do que as suas equivalentes EF. As objetivas EF-S não podem ser montadas em câmaras que tenham apenas o ponto de montagem vermelho (modelos de enquadramento total e película) - só encaixam em câmaras com o quadrado de montagem branco.

O novo encaixe EF-M é mais pequeno do que os encaixes EF/EF-S existentes. O tamanho do encaixe significa que a EOS-M pode oferecer a qualidade de uma SLR digital num corpo compacto. Tem um círculo branco como indicador de montagem. Apenas as objetivas EF-M podem ser montadas diretamente numa EOS-M. No entanto, se montar o adaptador de encaixe EF-EOS M, pode utilizar qualquer objetiva EF ou EF-S."

fonte: http://www.canon.pt/youconnect_newsletter/tutorials/Lenses_DSLR/Page_4.aspx


Focusing Screen

 "Focusing Screen é muito conhecida entre os técnicos aqui no Brasil como "despolido". Trata-se de uma chapa de material translúcido onde a imagem é reproduzida para que seja visível no viewfinder (visor) da câmera dSLR. Por padrão, ela fica à mesma distância da base da objetiva que o sensor, reproduzindo o foco que será visto no sensor quando o espelho sair do caminho.

Algumas empresas, além das que produzem as câmeras, oferecem vários tipos de focusing screen, desde as comuns, até as que tem marcações especiais (regra dos terços, regra áurea, coisas do tipo), até as que contém slitscreen, que são microprismas que fazem com que a imagem se divida ou exagera a falta de foco.

A focusing screen tem influência direta no foco da câmera. Dependendo da espessura e da qualidade dela, pode fazer com que o foco no sensor fique diferente do foco com o espelho baixado, ou seja, você enxerga o foco correto no finder, a câmera calcula o foco correto no AF, mas o foco no sensor sai errado.

As focusing screen com splitscreen também podem causar problemas em objetivas com aberturas menores, fazendo com que a câmera não consiga avaliar o AF nos pontos-AF mais afastados do centro da objetiva.

Por fim, normalmente as focusing screen de outras marcas que não a fabricante da câmera não possuem iluminação nos pontos AF. Ou seja, a maioria ainda contém a marcação dos pontos AF, porém eles não acendem no momento do auto foco para lhe avisar o ponto de foco."
Fonte: Raphael Bonelli




Ok!! agora vamos a parte prática da coisa! Como reparar seu Focusing Screen!!!


5D Focusing Screen Reparation



Eu consegui reencaixar meu Focusing Screen!  Eespero nunca mais fazer tamanha besteira, na dúvida pergunte, estude! #ficadica








Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Pin It button on image hover