terça-feira, 23 de abril de 2013

Bori performance-art - Ayrson Heraclito



Oi gente!!! Hj é dia de São Jorge e estava procurando uma foto para homenagear este santo querido, aí me deparei com o trabalho maravilhoso de Ayrson Heraclito!!!
Dificilmente achamos imagens boas sobre o candomblé, salvo Mario Cravo Neto, então como achei esta preciosidade, resolvi compartilhar com vc! 
Olha como ele descreve sua obra:

"O trabalho é compreendido como um ritual poeticamente inspirado na prática de ofertar comidas para a cabeça em cerimônias religiosas de matriz afro-brasileira. Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé. Dar comida para a cabeça é nutrir a nossa alma. Alimentar a cabeça com comidas para os deuses é evocar proteção. Todos os elementos que constituem a oferenda à cabeça exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranqüilidade, saúde, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade.
Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu ori, o seu princípio individual, a sua cabeça. Ele revela que cada ser humano é único, tendo escolhido suas próprias potencialidades. Odu é o caminho pelo qual se chega à plena realização de orí, portanto não se pode cobiçar as conquistas do outro. Cada um, como ensina Orunmilá – Ifá deve ser grande em seu próprio caminho, pois, embora se escolha o ori antes de nascer na Terra, os caminhos vão sendo traçados ao longo da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Pin It button on image hover