sábado, 5 de outubro de 2013

O Pecado Envergonhado: a Inveja! - Leandro Karnal






Adoro as palestras do Café Filosófico CPFL!!!
Sempre tem assuntos interessantes para aprendermos!

O de hoje, com o prof. Leadro Karnal é aquele que todo mundo se queixa que é vítima, que "é pior que macumba" a... INVEJA!!!



Módulo – os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje

       O afã de normar classificou como 7 os pecados que levam o homem à perdição. são capitais, pois pertencem à categoria de erros que geram novos erros. eles apresentam, de muitas formas, caminhos para compreender as pessoas e seus comportamentos mais usuais. o ciclo discute ações humanas sob o prisma de especialistas em diversas áreas. pecar seria um desvio da nossa natureza ou a virtude em si é que nos afastaria do que somos de fato? a virtude seria a exceção e uma construção de moralistas e o pecado seria nosso “natural”? o prazer de pecar e o afã de normar orientam este ciclo.



Palestra - o pecado envergonhado: a inveja e a tristeza sobre a felicidade alheia

        A inveja é a tristeza pela felicidade alheia. O único pecado do qual ninguém se orgulha é a inveja, que atravessa a realidade das pessoas. Conviver com pessoas que possuem mais bens, que são mais bonitas, mais inteligentes ou com mais carisma do que nós, constitui a prática dura da sociabilidade. A palestra trata das formas sutis e declaradas da inveja; suas ramificações pela literatura e pela religião e os comportamentos mágicos criados para evitá-la.

Por Leandro Karnal, historiador, doutor em história social pela USP, professor da UNICAMP e autor de diversos livros.

Confiram o vídeo logo abaixo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Pin It button on image hover