segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Presets do Lightroom: o que são e como criar!

Preview: Presets são pré-definições de edição que permite o tratamento de todas as imagens em lote, mas não se iludam, da mesma maneira que esta ferramenta é muito prática e otimiza seu tempo, ela é um "ponto de partida", afinal nem todas as imagens são iguais (variáveis: tema, iluminação, etc).




                      Olá pessoal! Tirei estas duas super dicas de dois sites muito legais:

            http://www.dicasdefotografia.com.br/presets-do-lightroom-o-que-sao-e-como-criar 
(texto de Cláudia Regina)
  http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/01/como-instalar-presets-no-lightroom.html 
(texto de Isabela Catão)


            Então pra vcs que não estão familiarizados com nosso amado salve salve LR e seus presets, fica aí as dicas do que são, como instalar, como fazer o seu e claro, como usar!!




Presets do Lightroom: o que são e como criar
     Passei a usar o Lightroom muito mais do que o Photoshop (agora edito 99% das fotos exclusivamente no Lightroom) chegou a hora de recriar algumas “ações” lá. No Lightroom as “ações” funcionam de forma diferente, mas o princípio é o mesmo: otimizar seu tempo.
      São pré-definições de edição. Digamos que você trabalhe com o Lightroom para deixar uma foto em Preto e Branco: você vai passar para PB, vai mudar as configurações de cor, de contraste, profundidade, vinhetagem… e tudo isso vai resultar em uma foto linda!
      Mas digamos que depois você queira fazer uma outra foto em Preto e Branco. Você tem que mudar as configurações de cores, contraste, profundidade, vinhetagem… tudo de novo!
      É aí que entram os Presets: tudo que você usa regularmente pode ser salvo, e assim você não perde tempo com tarefas repetitivas!
       Mas existe um porém que muitos editores empolgados esquecem: presets são pontos de partida. Toda foto é diferente e por isso não adianta baixar 1000 presets em sites aleatórios e achar que eles vão resolver seu problema. Esse é um dos pontos que me impedem de distribuir presets aqui no DDF: muita gente baixa o preset, joga em qualquer imagem e acha que a foto tá pronta.
      1. Assim como as ações é importante que a ferramenta te ajude a otimizar seu tempo, mas que você saiba se virar sem ela.
      2. Existem pré-definições adequadas para paisagens, para retratos, para still, e por aí vai… não adianta tentar usar um preset que foi feito para fotos com pessoas na natureza em uma foto de produto em estúdio, por exemplo.
      3. Um preset não resolve a edição de uma foto. Depois de usar um preset você vai olhar para a foto e ver o que mais precisa ser feito. Um ajuste de contraste pelo Preset em uma foto pode ficar legal, mas em outra foto será preciso aumentar ou diminuir essa configuração. Não confie 100% no resultado de um preset, nem aquele que você mesmo criou, pois cada foto é diferente e precisa de uma edição específica.
Agora vamos ao que interessa! Como criar um preset? Veja no vídeo abaixo:


 (texto por Cláudia Regina)


Como instalar presets no Lightroom

      Instalar presets, as pré-definições geradas pelo Lightroom, é bem fácil. Você pode baixar na internet e depois, basta seguir os passos a seguir. Dá pra agilizar bastante o uso de uma opção com o preset instaldo no seu Photoshop. Usamos a versão CS para produzir o tutorial, que você confere logo abaixo.
      Passo 1 -  Abra uma foto e entre no módulo revelação. Do lado esquerdo você pode ver uma lista com todos os presets que você já tem instalado ou que veio no próprio Lightroom.
      Passo 2 - Clique com o botão direito em qualquer área na lista de presets e crie uma nova pasta e dê um nome a ela e clique em criar e o nome aparecerá na lista.
Instalando  Presets no Lightroom (Foto: Reprodução/Isabela Catão)Instalando Presets no Lightroom (Foto: Reprodução/Lightroom Brasil)



















         Passo 3 - Com o botão direto do mouse sobre essa nova pasta, clique em “importar” e abra a pasta que você salvou os presets baixados.
Instalando  Presets no Lightroom (Foto: Reprodução/Isabela Catão)Instalando Presets no Lightroom (Foto: Reprodução/Ligthroom Brasil)
































         Passo 4 - Selecione os presets que você quer e clique de novo em “importar”. Pronto! Agora você já pode usar seus novos presets.
Importando para o Photoshop (Foto: Reprodução/Isabela Catão)

 
Pin It button on image hover